Brasileirão Série B- Classificação Geral

Brasileirão Série B – Classificação Geral

O Campeonato Brasileiro Série B, também conhecido como Brasileirão Série B ou simplesmente Série B, é a segunda divisão do futebol brasileiro. Criada em 1971, a competição conta com 20 clubes que disputam o acesso à Série A, a elite do futebol nacional.

A Série B é disputada em sistema de pontos corridos, com cada clube jogando contra os outros clubes duas vezes, uma vez em casa e outra fora. O campeão e o vice são promovidos à Série A, enquanto os quatro últimos colocados são rebaixados à Série C.

Classificação Geral

A classificação geral do Brasileirão Série B após a 38ª rodada é a seguinte:

1. Cruzeiro – 78 pontos

2. Grêmio – 74 pontos

3. Vasco da Gama – 73 pontos

4. Bahia – 67 pontos

5. Ituano – 64 pontos

6. Sport – 57 pontos

7. Chapecoense – 54 pontos

8. CSA – 53 pontos

9. Sampaio Corrêa – 52 pontos

10. Ponte Preta – 51 pontos

11. Vila Nova – 51 pontos

12. Criciúma – 49 pontos

13. Londrina – 49 pontos

14. Brusque – 48 pontos

15. Guarani – 47 pontos

16. Novorizontino – 46 pontos

17. Náutico – 45 pontos

18. Operário Ferroviário – 42 pontos

19. Tombense – 40 pontos

20. ABC – 37 pontos

Acesso e Rebaixamento

Com a vitória sobre o Guarani na última rodada, o Cruzeiro garantiu o título da Série B e o acesso à Série A para 2023. O Grêmio, que também venceu na última rodada, ficou com o vice-campeonato e também garantiu a vaga na elite do futebol brasileiro.

Já Bahia e Ituano, que ficaram em terceiro e quarto lugar, respectivamente, terão que disputar a repescagem contra os terceiro e quarto colocados da Série C para garantir o acesso.

Por outro lado, ABC, Náutico, Operário Ferroviário e Tombense foram rebaixados para a Série C.

Destaques da Competição

O Brasileirão Série B de 2022 foi marcado por grandes surpresas e reviravoltas. O Cruzeiro, que havia caído para a Série B em 2019, fez uma campanha irretocável e conquistou o título com folga.

O Grêmio também surpreendeu e garantiu o acesso após uma temporada irregular. Já Vasco da Gama e Bahia, dois clubes tradicionais do futebol brasileiro, ficaram com as vagas na repescagem.

No lado negativo, o rebaixamento do Náutico foi uma das grandes decepções da temporada. O clube pernambucano, que já foi campeão da Série B em 1987, não conseguiu se manter na segunda divisão e amargou o descenso para a Série C.

Perspectivas para 2023

Com o acesso de Cruzeiro e Grêmio, a Série B de 2023 promete ser ainda mais disputada. Clubes como Vasco da Gama, Bahia, Ituano e Sport, que ficaram próximos de subir este ano, buscarão o acesso à elite do futebol brasileiro.

Além disso, clubes tradicionais como Ponte Preta, Vila Nova e Guarani também estarão na briga pelas primeiras posições. A Série B de 2023 promete fortes emoções e grandes disputas.


Publicado

em

por

Tags: